Com as facilidades trazidas pelo celular, muitas pessoas acabaram dispensando o uso de câmeras fotográficas. Mas, será que é possível ter bons resultados apenas com o celular? Veja algumas dicas de fotografia importantes.
É claro que sim. Se você considerar as dicas que demos de enquadramento e iluminação e souber aproveitar adequadamente as configurações do seu celular é possível ter fotos muito bonitas para suas recordações.
Dicas de fotografia com o celular
Conheça as configurações do seu celular
Cada aparelho é diferente e pode ter mais ou menos funções, por isso é importante que você saiba o que o seu celular pode lhe oferecer em termos de fotografia.
Muitas pessoas se prendem apenas a informação da quantidade de megapixels e, embora ela seja importante, não é a mais relevante. Busque saber se a câmera do seu celular tem flash, controle de ISO, balanço de branco e outros itens que podem ser fundamentais para uma fotografia mais adequada.
Antes de sair fotografando, acesse o menu da câmera e se certifique de que a qualidade de fotos está no máximo (já que muitos aparelhos modificam esse item automaticamente para economizar espaço de memória).
Aproveite e veja todas as funções que o seu aparelho oferece. Se ele tiver a opção adicionar guias, por exemplo, você poderá usar para começar a trabalhar a regra dos terços e o ponto de ouro que ensinamos.
Evite usar o zoom
Infelizmente, as câmeras de celular não possuem uma alta definição quando usamos o zoom e isso pode acabar criando imagens desfocadas, pixelizadas ou de baixa qualidade.
Para evitar todos esses problemas, o melhor a fazer é evitar usar o zoom. Quando o objeto a ser fotografado estiver próximo, é melhor chegar o mais perto possível. Fazendo isso, você também conseguirá que a câmera automaticamente desfoque o fundo.
Se você for fotografar um objeto pequeno e bem de perto (como uma flor ou inseto, por exemplo) use a função macro. Muitos celulares já possuem esse item (e é representado por uma florzinha). O macro ajuda a focalizar melhor objetos a até 5 cm da câmera, produzindo imagens mais agradáveis e de qualidade superior.
Pense na iluminação
A iluminação é importante em qualquer fotografia, mas para quem está usando o celular, ela é ainda mais indispensável, já que muitos equipamentos não possuem uma sensibilidade tão grande capaz de compensar a iluminação natural deficiente.
Por isso, prefira sempre fotografar em locais com uma boa iluminação (de preferência natural) e evite deixar seus objetos ou pessoas contra a luz ou em um local com excesso de luminosidade.
Outro ponto importante para melhorar a captação de luz é ajustar o tempo de exposição. Este é aquele período que demora entre você bater a foto e o equipamento registrar a imagem.
Isso acontece porque a câmera está “entendendo” a quantidade de luz no ambiente e fazendo um balanço automático de quanto tempo ela precisa de abertura do seu diafragma e do obturador para captar a quantidade de luz ideal.
Se este tempo de exposição estiver desbalanceado, suas fotos podem ser mais escuras ou mais claras do que o necessário. Embora muitas câmeras de celulares façam isso automaticamente, algumas permitem mudanças manuais e brincar com isso pode deixar as suas fotos diferenciadas e únicas.
Use o HDR
Hoje, vários equipamentos de celular já possuem a função HDR (alto alcance dinâmico) nas suas câmeras. Quando você fotografa com essa função ativada, sua câmera normalmente tira 3 fotos do objeto a ser fotografado, cada uma com um tempo diferente de exposição e então mescla essas 3 imagens para uma foto final mais fidedigna.
Essa função é muito bacana principalmente quando você precisa fotografar contraluz, por exemplo, ou está em um ambiente excessivamente iluminado.
Porém, vale destacar que, com essa função, as fotos demoram mais a serem tiradas e ela não deve ser usada em fotos de ação que visem registrar movimentos, como uma partida de futebol, por exemplo.
Limpe a lente
Essa parece uma dica simples, mas muitas pessoas acabam fazendo fotos nada agradáveis porque estão com a lente da câmera suja.
Principalmente nos aparelhos de celular (que são colocados sobre diversas superfícies), as lentes frontais e traseiras podem ficar sujas, engorduradas, com poeira e outros itens que vão interferir na sua fotografia.
Use editores de imagem
Se a sua intenção é tirar fotos para compartilhar nas redes sociais, os editores de imagem são ferramentas essenciais.
O Instagram é o mais conhecido e permite que você adicione filtros, modifique o balanço de cores, o brilho e o contraste e até faça recortes que sejam mais interessantes. Aproveite todas essas funções e trabalhe as suas fotos para que elas fiquem ainda melhores.
Gostou das nossas dicas de fotografia sobre como fotografar com o celular? Conheça o Guia Completo de Fotografia para Iniciantes, e-book gratuito com dicas simples e práticas para os amantes da fotografia.