6 estratégias de vendas para fotógrafos

Vender mais e atrair mais clientes é algo indispensável na vida de qualquer fotógrafo. Mas, nem sempre é fácil conseguir atingir esse objetivo. Com tantas estratégias de vendas para fotógrafos, como escolher as melhores?

Para lhe ajudar, nós montamos este conteúdo completo e recheado de dicas importantes de estratégias de vendas que vão modificar o seu negócio em fotografia. Confira!

1. Fale sobre valor e não sobre preço

Muitas pessoas não sabem mas existe diferença entre valor e preço. O valor do seu serviço depende muito da percepção do seu cliente sobre o seu negócio e o que você vende. Dependendo de quão valioso é o que você oferece, o preço cobrado por isso poderá ser maior.

Se você apenas vende fotografias, certamente o valor do seu serviço será baixo, e ele poderá ser facilmente trocado por outro fotógrafo que cobra preços mais atrativos. Agora, se você mostrar o valor do que você faz ao seu cliente, então poderá cobrar mais caro e continuar tendo clientela.

E como agregar valor ao seu serviço? Entendendo muito bem quem é e o que deseja o seu cliente. Se ele está em busca de fotografias diferentes e com técnicas modernas é exatamente isso que você deverá oferecer, mas sempre com algo a mais, que ajude a encantar e a fidelizar essas pessoas.

Você poderá pensar em serviços adicionais junto do seu pacote de fotos, em uma entrega diferenciada, em um atendimento mais especializado e assim por diante. Quanto mais o seu negócio for único (por X motivos), mais o seu cliente verá valor no seu serviço e mais pagará por ele.

Além disso, tente explicar a sua clientela que o papel do fotógrafo vai muito além do que simplesmente “apertar um botão”. Mostre o seu portfólio, conte do tempo que você estudou, das técnicas únicas que desenvolveu e assim por diante.

2. Venda sonhos e não fotos

Quando falamos em serviços em fotografia, geralmente estamos trabalhando com os sonhos das pessoas. Elas não querem apenas fotos bonitas, elas querem verdadeiras recordações que as ajudem a reviverem momentos importantes das suas vidas.

Entender isso é fundamental para que o fotógrafo saiba da sua realidade e também para que possa negociar melhor com esses clientes. Afinal, nem sempre eles entendem o quanto o serviço de fotografia é importante em um casamento, batizado, aniversário, etc.

Cabe ao fotógrafo fazer essa distinção, explicando o quanto boas fotos e feitas com qualidade podem ajudá-los a relembrarem esses momentos e a guardá-los por muitos anos, sendo passados de gerações para gerações – ajudando a contar a história de vida dos clientes.

Quando seus clientes passarem a fazer essa distinção, automaticamente eles notarão muito mais valor nos seus serviços e estarão mais pré-dispostos a pagarem um pouco mais para terem a certeza de que receberão qualidade.

3. Prometa apenas o que pode cumprir

Na ânsia de fechar um novo contrato, muitos fotógrafos podem acabar prometendo itens a mais e que não serão capazes de cumprir, como prazos muito apertados para a entrega do trabalho final, fotos a mais que acabarão consumindo o seu lucro, etc.

Não existe nada pior para a sua marca do que não entregar o que prometeu. Isso pode passar uma imagem de falta de profissionalismo da sua parte e gerar uma propaganda boca a boca negativa.

Assim, sempre faça um contrato estipulando tudo o que você fechou com o seu cliente, coloque as datas de entrega e a forma de entrega do material e tenha certeza de que tudo o que está estipulado realmente será cumprido.

Se possível, tente ir além do esperado, prometendo “menos”. Por exemplo, se o prazo para a entrega das fotos era de 15 dias após o evento, entregue em 10. Essa atitude surpreenderá positivamente o seu cliente que passará a indicar os seus serviços e a comentar sobre a sua responsabilidade.

4. Faça networking e follow-up

Embora as ações de marketing sejam extremamente importantes, a propaganda boca a boca e as indicações ainda são fontes primordiais de aquisição para muitos fotógrafos. Assim, quanto maior for a sua rede de contatos, mais chances de fechar negócios novos.

Circular no meio, fazer contato com profissionais de outras áreas, dar cursos de fotografia, palestrar em eventos, participar de feiras, entre outras ações são muito importantes para melhorar o seu networking e o número de pessoas que passam a conhecer o seu trabalho.

Além disso, lembre-se do poder das indicações de pessoas que já usaram o seu serviço. Você pode pensar em estratégias como descontos para quem lhe indicar, por exemplo.

Sempre que possível faça um follow-up com os seus clientes. Ligue para saber se eles receberam as imagens de forma correta, se ficaram satisfeitos com o seu trabalho, o que você pode melhorar, etc. Para os mais antigos, vale à pena um contato para saber se eles não estão precisando do seu serviço novamente ou ainda para indicar uma promoção.

Outras formas de contato mais sutis, como enviar um cartão de aniversário a sua base de clientes, ajuda a manter a sua imagem fresca na mente dessas pessoas e ainda a criar um vínculo com a sua marca, sendo essa uma das melhores estratégias de vendas para fotógrafos.

5. Aprenda a ouvir o seu cliente

Se você não escutar o seu cliente, dificilmente conseguirá entregar um trabalho que esteja de acordo com as expectativas dele. Por isso, antes de começar a vender o seu peixe, escute o outro lado.

Busque saber o que o seu cliente espera com as fotografias, como ele chegou até você, suas preferências pessoais e outras informações que podem lhe ajudar a entender melhor essas pessoas e a prestar um serviço de excelência.

Na maioria das vezes, seus próprios clientes lhe darão dicas preciosas de outras estratégias de vendas para fotógrafos, ou ainda de serviços e ideias de fotografias que você não tem no seu portfólio. Quanto mais você criar o hábito de ouvir antes de falar, mais vendas você fechará.

6. Apareça

Por último, não se esqueça de desenvolver também uma estratégia de marketing e de estar presente nos principais meios de comunicação usados pelo seu cliente. Quanto mais pessoas virem as suas fotografias e souberem do seu trabalho, maiores as chances de conseguir novos clientes.

Assim, vale à pena investir em um perfil profissional no Facebook, no Instagram e no Pinterest, em um site profissional com imagens e informações sobre você e também em um sistema mais ativo de captação de clientes, como o inbound marketing.

E, então, com essas estratégias de vendas para fotógrafos ficou mais fácil aumentar a sua base de clientes? Se você gostou deste conteúdo, siga as nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para receber outras ideias bacanas para o seu negócio!

Marketing Digital para Fotógrafos

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