As fotos da primeira infância compreendem aquelas do momento em que seu filho nasce até completar 6 anos. Nesse período, é quando começamos a descobrir o mundo: os cheiros, os sons, os familiares, os brinquedos e tudo que compõe a nossa rotina.
Mas também é, infelizmente, a parte mais difícil para nos recordarmos, já que a nossa memória nem sempre consegue guardar todos esses acontecimentos. Por isso, fazer o registro fotográfico dessas descobertas é tão bacana.
Primeiro porque vocês, como pais, podem relembrar todas as peripécias do seu filho quando ainda bebê e criança, depois porque o seu filho também poderá relembrar de fatos que não ficaram guardados na sua memória, criando, assim, um laço para as próximas gerações.
Quer saber mais sobre essas fotos? Continue a leitura!
Ensaio fotográfico para os primeiros anos de vida
Você já viu que manter as recordações da primeira infância não é uma tarefa muito fácil para a nossa memória, imagine só conseguir se lembrar da reação dos seus pais e da alegria de todos os seus familiares com a sua chegada?
Mas tudo isso pode ser facilmente registrado pelas lentes de um fotógrafo experiente. É por essa razão que o ensaio fotográfico do bebê nos primeiros anos de vida é tão bacana.
Você poderá incluir toda a família (até mesmo os pets) nesse momento, criando uma recordação capaz de ser mantida até para as próximas gerações. Realizar esse ensaio de maneira profissional, é uma ótima oportunidade para conseguir imagens de ótima qualidade, adequadamente trabalhadas e, claro, que consigam eternizar as emoções de todos os familiares com a chegada do novo integrante.
Embora o mais comum seja o ensaio newborn (retratando os primeiros 15 dias da criança), existem outros que você poderá fazer, como o de gestante, fotos na maternidade, e quando a criança estiver um pouquinho mais crescida, com todos os membros da família.
40 fotos da primeira infância indispensáveis no seu álbum de família
Ok, mas além dos ensaios específicos, quais outras fotos da primeira infância são indispensáveis na hora de contar a história dos primeiros anos do seu filho?
Decidir sobre isso é algo muito pessoal e depende de cada família. Tente sempre registrar os momentos mais marcantes, assim será mais fácil conseguir um álbum bem variado e recheado.
Nós separamos algumas sugestões. Confira.
- Primeiro contato da mamãe e do bebê, ainda na sala de parto.
- Fotos do bebê na maternidade (sendo pesado, no berçário, teste do pezinho, etc.).
- Fotos dos pais na sala de parto com a criança.
- Fotos do bebê no primeiro dia em casa (registros do quartinho, da decoração e também da recepção de todos os membros da família).
- Registro do primeiro banho e das primeiras mamadas.
- Fotos com os avós e padrinhos.
- Imagens do bebê no seu bercinho em casa e dos locais favoritos da criança.
- Fotografias dos “mesaniversarios”, ou seja, de todos os meses até completar um ano (por exemplo, se a criança nasceu no dia 3 de agosto, faça uma foto por mês todos os dias 3 até ela completar o primeiro ano de vida, registrando o seu crescimento e mudanças).
- Imagens antes e depois da queda do coto umbilical.
- Registros do bebê enroladinho na toalha ou no cobertor.
- Imagens com acessórios engraçadinhos, como touquinhas, sapatinhos, tiarinhas, etc.
- Fotos mostrando o vínculo de carinho dos pais com o bebê.
- Fotos do primeiro passeio do bebê.
- Imagens da primeira visita ao pediatra.
- Fotos dos primeiros brinquedinhos.
- Fotos do primeiro natal, páscoa e carnaval (e dos posteriores).
- Fotos do bebê peladinho e também com as suas roupas e brinquedos favoritos.
- Fotos em close do pezinho, boquinha, mãozinha e outros detalhes.
- Fotos das primeiras papinhas.
- Fotos do bebê dormindo.
- Imagens do nascimento dos primeiros dentinhos.
- Fotos da primeira ida à praia ou ao campo.
- Fotos da primeira festa que a criança participou como convidado.
- Fotos do batizado e de outras celebrações importantes dependendo da religião da família.
- Fotos andando com o carrinho.
- Fotos das primeiras vezes em que ficou sentadinho e também da primeira vez que engatinhou.
- Fotos com a cuidadora ou babá (caso a criança tenha uma).
- Imagens dos primeiros passinhos.
- Foto dos bebês com os demais familiares, como os tios, primos, etc.
- Fotos do primeiro dia na escolinha.
- Fotos da primeira ida à piscina.
- Fotos do bebê fazendo travessura, chorando ou descobrindo algo novo.
- Fotos do aniversário de 1 ano e de todas as comemorações posteriores.
- Fotos com os coleguinhas da época.
- Fotografias naturais com os pais, os irmãos, os cachorrinhos da casa.
- Fotos dos irmãos brincando.
- Imagens de viagens de férias, presentes e outras datas importantes.
- Imagens do primeiro dente de leite que caiu (e das crianças com as famosas “janelinhas”).
- Fotos das atividades escolares: apresentação de dia das mães ou dos pais, jogos de futebol, apresentações de dança ou de teatro e outros que seu filho participe.
- Imagens com professores ou no dia a dia da escola.
É claro que não é possível registrar profissionalmente cada um desses momentos. Com a popularização dos smartphones, os pais mesmos podem fazer lindas fotos dessas ocasiões. A dica é fazer várias fotos sobre um mesmo acontecimento e depois selecionar aquelas que ficaram mais bem enquadradas e iluminadas.
Mas não se preocupe muito com as técnicas, afinal, um álbum caseiro também tem o seu charme – e quem não gosta de relembrar as peripécias por trás das imagens em família, não é mesmo?
Como eternizar as fotos da primeira infância?
Guardar o registro de todo esse período é um desafio, principalmente com os arquivos digitais que podem acabar se perdendo com alguma pane no computador ou até com o esquecimento das senhas dos arquivos guardados em nuvem.
Por isso, a melhor maneira é ir separando as imagens que você mais gosta e criar álbuns ou fotolivros de cada idade. Assim, você consegue preservar por mais tempo as fotografias, contar histórias sobre esses momentos especiais e também aumentar o envolvimento das pessoas com as suas fotos.
Os fotolivros são ótimas possibilidades, porque permitem que você personalize também a diagramação e possuem qualidade superior, o que significa que esses momentos poderão ser compartilhados pelos seus filhos quando eles ficarem mais velhos e até pelos seus netos.
Gostou da nossa sugestão de checklist de fotos da primeira infância? Sentiu falta de algum momento especial? Deixe um comentário pra gente!