Maneiras criativas de organizar fotos após a viagem 📷🗺️

Confira nosso passo a passo de como organizar seus registros de viagem de maneira descomplicada e criativa!

Viajar é sempre recheado de momentos especiais e por isso registramos cada uma das situações vividas em busca de eternizá-las. 

Entretanto, após a viagem é comum que você se depare com uma infinidade de fotos e não saiba nem por onde começar a organizá-las…

Pensando nisso, criamos um passo a passo de organização para tornar muito mais fácil catalogar seus registros de viagem, e consequentemente como encontrá-los e apreciá-los depois.

Quer saber como arrumar todas as suas fotos de viagem de maneira simples e criativa? Confira as nossas dicas!

Localize e reúna suas fotos 📍

Durante as viagens costumamos tirar muitas fotos em diferentes dispositivos: nossos próprios celulares, câmeras fotográficas, aparelhos dos nossos companheiros de viagem e por aí vai. 

Por isso, ainda durante a viagem, é interessante que, a cada dia, você localize as fotos tiradas e as reúna em um mesmo lugar. Dessa maneira será muito mais fácil encontrar todas as suas fotos e começar a organizá-las após a viagem.

Para juntar suas fotos em um mesmo local, você pode utilizar um HD externo ou algum provedor de armazenamento na nuvem, como o Google Drive, o iCloud, o One Drive ou o Dropbox. 

Também é interessante guardar suas fotos em mais de um local – computador e HD externo ou na nuvem e no HD externo, por exemplo – desse modo, se acontecer algum acidente, você não perde as suas fotos de maneira definitiva. 

Salve as fotos em tamanho original 🤳

Lembre-se, também, de salvar as imagens em seu tamanho original, pois quanto menor o arquivo, mais baixa a qualidade das imagens. 

Salvando dessa forma, você mantém a resolução das suas fotos, o que garante uma boa impressão, se quiser transformá-las em um álbum, e ótimos registros em suas redes sociais! 

Se você não tiver onde fazer o backup de todas as fotos em tamanho original, já que elas ocupam muito espaço, escolha as suas favoritas e guarde ao menos estas sem reduzir o tamanho do arquivo.

Faça uma limpeza inicial 

Agora que você já tem tudo reunido em um único local, é o momento de fazer uma limpeza inicial em suas fotos, deletando aquelas que estão duplicadas ou com baixa resolução.

Pode ser que ao transferir as fotos de diversos dispositivos você tenha baixado a mesma foto mais de uma vez, por isso, se encontrar arquivos com nomes repetidos, delete-os. 

Da mesma forma, apague os registros com baixa qualidade, como fotos tremidas ou muito escuras. Opte por manter os arquivos com maior resolução, pois eles serão melhor aproveitados se você quiser imprimir, ampliar ou publicar online. 

Favorite suas fotos preferidas e delete o restante ❤️

Depois de realizar a limpeza inicial, chegou o momento de praticar o desapego.

Normalmente tiramos muito mais do que apenas uma foto em cada cenário ou situação, por isso é comum que tenhamos uma sequência infinita de fotos parecidas. 

Então, se você tem diversas fotos com a mesma pose em um mesmo lugar, escolha a sua favorita para ficar e delete as demais. Pode ser difícil escolher uma preferida entre tantas, mas seja firme e evite um compilado de fotos extremamente parecidas. 

Agora sim chegou a parte mais complicada: se desfazer de fotos boas, mas de momentos que já não parecem tão importantes. Então, depois de apagar as fotos repetidas, favorite seus registros prediletos e delete aqueles que ficaram de fora. 

Fazer esse exercício é importante para que você guarde apenas as fotos que realmente representam a sua viagem. 

Organize em pastas e subpastas 📂

Finalmente você tem as fotos definitivas da sua viagem, agora você deve organizá-las de uma forma para que seja fácil encontrá-las no futuro.

Cada pessoa pode ter uma maneira diferente de catalogar suas fotos, mas temos algumas sugestões para você que não sabe por onde começar:

  1. Crie uma pasta com a data (ano e mês) e o nome da cidade ou país da viagem: 2022-03-Itália ou 2018-09-Recife, por exemplo;
  2. Se quiser, você também pode criar subpastas dentro da principal, organizando-as das mais diferentes formas, como uma pasta para cada dia da viagem ou uma pasta para cada passeio.

Se você é ainda mais metódico, outra dica é renomear os arquivos para que seja mais fácil encontrar uma foto específica durante uma busca. Vale a pena criar um padrão, renomeando uma sequência de fotos com uma palavra em comum. 

Por exemplo, se durante uma viagem para Itália você visitou diversas cidades – Roma, Florença e Milão – e quer encontrar fotos específicas no futuro, nomeie os arquivos indicando a cidade e o conteúdo das imagens: roma-coliseu, roma-fontanaditrevi; florença-estátua-david, florença-basílica; milão-catedral, milão-teatro, etc.

Invista em um álbum Amofotolivro 📒

Ufa! Agora que você já tem tudo organizado, que tal escolher algumas fotos para eternizar em um álbum Amofotolivro?

Para facilitar esse processo, dentro da própria pasta principal, crie uma outra para salvar aquelas fotos que você mais gostou e tem um carinho especial. 

Prontinho, agora você pode registrar todos cliques da sua viagem em um álbum fotográfico profissional!

A Amofotolivro entrega o melhor entre os produtos fotográficos oferecidos no mercado, em álbuns com páginas de alta gramatura e panorâmicas 180º, com acabamento excelente de todos os detalhes!

Além disso, as fotos são impressas com destaque de cores e edição de imagem gratuita, valorizando a foto, o que torna ainda mais especiais e vívidas as lembranças das suas viagens. 

Para adquirir seu fotolivro profissional, conheça a loja Amofotolivro e entre em contato conosco! 

Caso tenha alguma dúvida, confira também nosso artigo completo com o passo a passo de como contratar um álbum

Ei! Para ficar sempre por dentro de mais conteúdos como esse, assine nossa newsletter 💌 (cadastre-se no rodapé do site) e receba as melhores dicas Amofotolivro sempre em primeira mão.

Cadastre-se e receba nosso portfólio completo